A VOLTA DO FILHO PRÓDIGO - Henry Nouwen



"Por muitos anos procurei vislumbrar Deus mediante a observação cuidadosa de diferentes aspectos do comportamento humano: amor e  solitude, alegria e pesar, ressentimento e gratidão, discórdia e paz. Procurei entender os altos e baixos da alma humana, ali distinguir fome e sede que somente um Deus cujo nome é amor pode saciar. Tentei descobrir o duradouro acima do transitório, o eterno contrapondo-se ao temporal, o verdadeiro amor vencendo os entraves do medo e a consolação de Deus superando toda desolação, toda angústia e agonias humanas... entretanto, durante a minha estada aqui no' O Amanhecer, fui conduzido a um lugar dentro de  mim onde ainda não estivera. É um recinto muito íntimo que Deus ainda não estivera. É um recanto muito íntimo que Deus escolheu para fazer a sua morada. É aí que me sinto seguro sendo envolvido pelo abraço de um Pai amoroso que me chama pelo nome e diz: 'você é meu  filho querido, que tem todo o meu carinho'. É nesse local seguro que encontro toda alegria e toda a paz que não são deste mundo." H. Nouwen

Li esse livro há algum tempo e amei, pois falou profundamente ao meu coração. Inclusive, meu esposo (pastor) já pregou uma série de mensagens baseadas nesse livro. Nouwen (1932-1996) foi um padre católico, nasceu na holanda e escreveu  mais de 40 livros.
 Conheci Nouwen lendo  Philip Yancey, e descobri um autor que toca o coração. Sempre que leio os seus livros tenho vontade de me aproximar mais de Deus.  A volta do filho pródigo é o seu livro de maior repercussão e o interessante é que a medida que a  minha leitura fluía, fui me identificando com o filho mais moço, depois com o filho mais velho e com o pai. Esse livro surgiu de um encontro de Nouwen com a pintura de Rembrandt chamada "A volta do filho pródigo", e esse encontro concedeu a Nouwen uma longa jornada espiritual. A leitura desse livro proporciona uma volta para dentro de si mesmo e para o Pai que representa Deus e toda a sua misericórdia e amor.
Não deixe de ler, são apenas 164 páginas de muita riqueza e ensinamentos preciosos. 

A volta do filho pródigo - A história de um retorno para casa/ Henry J. M. Nouwen - São Paulo: Paulinas, 1997.



Nenhum comentário:

Postar um comentário